O que é preciso para fazer refinanciamento de veículo?

Entrar no vermelho significa tomar medidas drásticas para retomar o controle das finanças. Assim, o refinanciamento de veículo pode ser uma alternativa.

Procurar por uma linha de crédito que forneça boas condições de juros, além de parcelas menores não é uma tarefa fácil. Isso porque, existem várias opções no mercado, o que pode confundir um pouco a cabeça dos clientes.

Assim, muitas dúvidas surgem em torno do refinanciamento de veículos, e se ele de fato é a melhor opção para quem precisa de dinheiro emprestado.

refinanciamento de veículo
Refinanciamento de veículo

Nesse post, você irá descobrir o que é e como funciona o refinanciamento de veículo, e dessa forma, entender porque ele pode ser uma boa escolha.

O que é e como funciona o refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de crédito que tem crescido muito nos últimos anos. Isso porque, ele possui taxa de juros mais baixa que a de um empréstimo pessoal, além do crédito ser fornecido para quem está com o nome sujo.

Assim, ele funciona da seguinte maneira: ao possuir um veículo quitado em seu nome, você o oferece para uma instituição como garantia de um empréstimo.

Então, esse veículo fica alienado, ou seja, em nome da financiadora como garantia do pagamento.

Dessa forma, caso ele não seja quitado, você então deverá dar o veículo como pagamento.

O que é necessário para fazer um refinanciamento de veículo?

Para que você possa realizar um refinanciamento de veículo é preciso entender quais instituições bancárias fornecem esse tipo de serviço e pesquisar as condições de cada uma. Depois, é necessário que você tenha em mãos os seguintes documentos para que possa se apresentar à financiadora:

  • RG
  • CPF
  • Certidão de nascimento/casamento
  • CNH
  • Comprovante de renda
  • Certificado de registro de veículo

Quais os critérios para fazer refinanciamento de veículo com o nome sujo?

É válido ressaltar que nem todas as financiadoras concedem refinanciamento de veículo para quem está com o nome sujo. Assim, as que fornecem esta modalidade de empréstimo realizarão as seguintes ações. Confira:

Aplicação de juros mais altos

Quando seu nome está incluso em SPC ou Serasa, isso define você como um mau pagador. O resultado disso então, parcelas com juros maiores do que outras fornecidas pelo mercado.

Carros só serão aceitos com até 10 anos de uso

Outra exigência para refinanciamento de veículo para quem está com o nome sujo na praça é possuir um veículo com menos de 10 anos de uso para que assim, possa ser realizada sua alienação.

Quanto de dinheiro é possível conseguir?

Ao realizar um refinanciamento de veículo é preciso considerar o ano e modelo do carro, quanto mais novo e mais caro for, mais dinheiro será possível conseguir.

Assim, antes de conceder o empréstimo, a financiadora então realizará uma avaliação do automóvel para que assim, possa realizar uma oferta de valor de empréstimo.

Além disso, os valores concedidos podem chegar até 90 % do valor avaliado.

Em quantas parcelas é possível fazer um refinanciamento?

É possível fazer um refinanciamento de veículo em até 60 meses. Contudo, se você conseguir quitar as parcelas antes do tempo, o valor dos juros tende a cair.

Como realizar um bom empréstimo?

Para que você possa realizar um bom empréstimo através do refinanciamento de veículo é preciso realizar as seguintes situações:

Verificar se a financiadora consulta a tabela Fipe

A tabela Fipe serve como base para avaliar o valor do automóvel e garante assim, que seu veículo não receba uma avaliação menor do que ele realmente vale.

Não feche negócio se for venda casada

A venda casada é proibida por lei e por isso, não pode ser realizada pela financiadora.

Caso você receba esse tipo de proposta, não realize o negócio para que não sofra as consequências mais à frente.

Consulte pelo menos 3 instituições diferentes

Para que você realize um bom negócio de refinanciamento de veículo é importante que você consulte então, ao menos 3 instituições diferentes, para entender qual delas tem a melhor proposta.

Consulte o Procon

Outra forma de garantir se realmente você está realizando um negócio seguro, é consultar o Procon.

Assim, é possível analisar se existem reclamações em relação à financiadora que você deseja fazer o refinanciamento de veículo.

Quais os riscos de um refinanciamento de veículo?

Assim como em outras modalidades de empréstimo, o refinanciamento de veículo também possui alguns riscos.

Dessa forma, é importante que você estude bem as suas condições financeiras, entendendo se é possível pagar o valor das parcelas. Isso porque, caso não consiga pagá-las em dia, você correrá o risco de perder seu veículo, além de ter mais uma dívida.

Nesse caso, todo o cuidado é pouco, levando em consideração que o refinanciamento de veículo deve ser uma alternativa para que você consiga pagar as suas contas, e não se afundar ainda mais.

Mas o refinanciamento de veículo é uma boa alternativa quando bem planejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *