Vale a pena fazer empréstimo consignado?

Precisa de dinheiro e vai optar pelo consignado? Entenda se essa sua decisão realmente vale a pena.

Quem precisa de dinheiro rápido e fácil já sabe que a melhor opção é fazer um empréstimo. E apesar de possuir algumas desvantagens, muitas pessoas ainda optam por fazer um empréstimo consignado.

Isso porque além de ser uma forma mais rápida de conseguir dinheiro, até mesmo aqueles que possuem o nome sujo conseguem realizar o empréstimo. Mas será que esta opção é realmente boa?

Entenda se vale a pena pegar um empréstimo consignado e quais as melhores opções para você sair do vermelho.

O que é empréstimo consignado e como ele funciona?

Para que você possa compreender, o empréstimo consignado consiste em um modalidade de empréstimo cujo valor das parcelas são descontados em folha de pagamento.

Assim, esta opção de crédito se tornou uma boa escolha de empréstimo para aqueles que desejam pegar uma quantia em dinheiro, bem como, também é uma ótima opção de pagamento para as instituições financeiras.

O empréstimo consignado então, funciona da seguinte maneira:

Você procura a agência em busca do gerente e solicita o crédito consignado.

O banco então, realizará a análise de crédito, ou seja, avaliará todo o seu perfil entendendo se é possível fornecer a quantia solicitada, assim como, definindo a taxa de juros do valor a ser emprestado.

Você deverá fornecer a data em que recebe o seu pagamento, e, caso seja aprovado o seu pedido de crédito, a parcela será descontada nesse dia.

Mas é válido ressaltar que o valor das parcelas não poderá ultrapassa a 30 % do que você ganha.

Eu preciso ter conta corrente para conseguir um empréstimo consignado?

Não é preciso ter conta corrente para que você consiga fazer um empréstimo consignado.

Os descontos serão realizados quando o seu pagamento cair na conta e vão depender do tipo de serviço que você contratou. No entanto, ao possuir conta corrente no banco em que você deseja pedir o crédito, comumente, seu cadastro já estará pré-aprovado e é possível assim, ver o quanto dinheiro é possível obter emprestado.

Onde posso contratar um empréstimo consignado?

Para que você possa contratar um empréstimo consignado, é preciso primeiro saber a qual regime você se enquadra.

Se você for aposentado ou pensionista do INSS, por exemplo, é preciso procurar instituições que forneçam diretamente esta modalidade de crédito.

Mas se você é um trabalhador com carteira assinada, é preciso primeiramente que você procure o Departamento de Recursos Humanos de sua empresa (RH), para saber com quais instituições financeiras a empresa possui convênios.

Trabalhadores autônomos podem contratar empréstimo consignado?

Os trabalhadores autônomos não poderão contratar empréstimo consignado porque a modalidade requer pagamento vinculado à algum tipo de instituição para que assim, possa realizar o desconto em folha.

Entretanto, existem outras modalidades de empréstimos, inclusive onlines, as quais os autônomos podem recorrer caso necessitem de dinheiro.

Quais são os bancos que oferecem empréstimo consignado?

No Brasil são mais de 50 bancos que oferecem empréstimo consignado, como por exemplo, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Banco Pan, entre outros.

É preciso, portanto, analisar a proposta que cada um apresenta para entender qual instituição oferece o melhor crédito, levando em consideração fatores como taxa de juros, valores e quantidades das parcelas.

O que acontece quando eu contrato um empréstimo consignado?

Apesar de possuir taxas menores, nem sempre o empréstimo consignado é uma boa opção.

Isso porque ele requer planejamento daquele que o toma, para que assim ele esteja ciente de que o banco descontará as parcelas do empréstimo diretamente do seu salário.

Então, o salário não será mais integral e por isso, é preciso adequar os seus gastos à nova realidade.

O consignado é a melhor opção para quem já tem outro empréstimo?

Devido ao fato do empréstimo consignado possuir um limite de crédito, bem como número de parcelas, é natural que as instituições ofereçam outras linhas de crédito.

Mas o ideal é tentar pagar os empréstimos anteriores para que assim, você não se endivide ainda mais e comprometa a sua renda.

Consignado com o nome sujo, quando devo optar por ele?

O empréstimo consignado é um dos mais procurados pelos clientes, isso porque ele concede crédito mesmo para aqueles que estão com o nome negativado.

No entanto, pegar empréstimo com o nome sujo tem suas desvantagens. A primeira delas é a taxa de juros, que podem ser bem maior do que a das outras linhas de crédito.

O que você deverá avaliar então, é se de fato compensa contratar um empréstimo consignado.

Se a sua dívida possuir juros maiores do que o pagamento parcelado em crédito consignado, pode ser uma boa opção, no entanto, se ela possuir juros menores, vale uma renegociação com o credor para tentar achar uma solução onde você pague menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *