Saiba como o empréstimo consignado funciona

É funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS e precisa de dinheiro? Então entenda como o empréstimo consignado pode ter ajudar.

O empréstimo consignado é mais uma opção de crédito, mas somente para aqueles que recebem seu salário através de alguma instituição financeira.

Além de ser uma das opções mais oferecidas pelas instituições financeiras, ele também é uma saída para aqueles que estão com o nome sujo ou negativado.

Entenda como o empréstimo consignado funciona e como conseguir um.

Empréstimo consignado, o que é?

Para que você possa compreender, o empréstimo consignado consiste em uma opção de empréstimo cujo valor das parcelas são descontados em folha de pagamento.

Empréstimo consignado quem pode contratar?

O crédito consignado é uma ótima escolha tanto para as instituições financeiras quanto para os clientes, mas só podem contratar um empréstimo consignado:

  • Funcionários públicos;
  • Aposentados ou pensionistas do INSS;
  • Trabalhador assalariado cuja empresa possua vínculo com alguma empresa.

Empréstimo consignado como funciona?

O empréstimo consignado então, funciona da seguinte maneira:

Você procura a agência em busca do gerente e solicita o empréstimo.

O banco então, realizará a análise de crédito, ou seja, avaliará todo o seu perfil entendendo se é possível fornecer a quantia solicitada, bem como, definindo a taxa de juros do seu empréstimo.

Você deverá fornecer a data em que você recebe o seu pagamento e, caso seja aprovado o seu pedido de crédito, a parcela será descontada nesse dia.

Mas é válido ressaltar que o valor das parcelas não poderá ultrapassa a 30 % do que você ganha.

Empréstimo consignado para negativado, é possível?

É possível conseguir um empréstimo consignado para quem está com o nome negativado, no entanto, haverá uma mudança muito importante: o valor da taxa de juros a ser cobrada.

Isso acontece porque ao ter o nome incluso em serviços de proteção ao crédito, a análise do seu perfil vai indicar que você é uma mau pagador e assim, o valor a ser pago de juros nas parcelas será maior.

Portanto, o ideal é que você mantenha seu nome limpo antes de contratar esta modalidade de crédito.

Quais as instituições que fornecem empréstimo consignado?

Existem várias instituições que fornecem crédito consignado, como por exemplo a Crefisa.

No entanto, é preciso estar atento aos valores das taxas de juros, a Crefisa é uma das instituições que mais cobram juros em empréstimo consignado, principalmente quando se está com o nome negativado, chegando a passar dos 20 % ao mês.

O Banco do Brasil também é uma instituição que fornece esta modalidade de crédito, sendo uma ótima opção porque é onde o pagamento da parcela inicial pode ser realizado em até 180 dias após a contratação.

O Banco do Bradesco oferece empréstimo consignado com taxas de juros a partir de 1,26 % ao mês, mas dependendo do tipo de convênio estabelecido.

O Banrissul é uma das instituições mais procuradas que também possui taxas reduzidas e prazos especiais.

O BMG oferece empréstimo consignado com parcelas em até 60 meses e taxas de juros que giram em torno de 2,02 %.

Como comparar os juros de cada instituição que oferece crédito consignado?

Para que você possa comparar os juros de cada instituição ou fazer os cálculos de quanto está pagando atualmente, você pode utilizar os simuladores online.

Neles é possível inserir o valor desejado que você deseja pegar, bem como, o número de parcelas e a taxa de juros, o cálculo é realizado em poucos segundos onde você poderá então, realizar uma análise e compreender se esta é a melhor opção de crédito que você possui.

O que verificar ao optar por um empréstimo consignado?

A primeira coisa a se verificar para que você possa realizar um empréstimo pessoal seguro e confiável é se a instituição possui credibilidade. Assim, você terá a certeza de que estará fornecendo os seus dados a uma instituição séria.

Depois disso, é preciso saber se estas empresas possuem autorização de funcionamento do Banco Central, e caso sejam da modalidade online além disso, elas também possuem certificados e termos digitais.

Mas não é só isso, é importante também que você pesquise a história da instituição, quantos anos ela tem e qual a sua quantidade de clientes, pois, quanto maior for, significa que mais credibilidade ela possui.

Contudo, não se deixe enganar pelas aparências, para que você tenha certeza da contratação de um serviço, é importante estar de olho nas taxas e condições de pagamento.

E nunca, em hipótese alguma, faça o depósito de uma taxa antes de ter o seu empréstimo pessoal, pois isso se trata de um golpe.

Existem outras opções de crédito além do empréstimo consignado tais como:

Refinanciamento de imóveis e veículos

Realizado através da concessão de um bem imóvel ou veículo como garantia do pagamento integral do empréstimo.

Penhor

Esta modalidade de empréstimo é realizada quando se possui algum bem de valor, como uma joia por exemplo, e esta é dada como garantia do pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *