Quanto posso consignar de um empréstimo?

Precisa pegar dinheiro emprestado no crédito consignado mas não sabe o qual será o valor das parcelas? Então entenda como fazer este cálculo para saber qual é o seu limite de crédito.

Quando é preciso pegar qualquer quantia de dinheiro, é comum querer saber o valor que será estipulado nas parcelas do seu empréstimo.

Isso porque tal informação pode ajudá-lo a decidir se deve ou não pedir o dinheiro, e como planejar o pagamento.

Descubra agora o quanto é possível consignar de um empréstimo.

quanto posso consignar
quanto posso consignar

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado consiste em uma modalidade de crédito onde o pagamento das parcelas é descontado diretamente em folha.

Mas somente é possível ter acesso a este tipo de empréstimo quando você é aposentado ou pensionista do INSS, servidor público, ou um trabalhador assalariado cuja empresa possui vínculo com alguma instituição financeira.

Como surgiu a modalidade de empréstimo consignado?

O empréstimo consignado surgiu em razão da grande parcela de trabalhadores, aposentados e servidores públicos que possuem dívidas.

Assim, esta é uma modalidade de empréstimo que possui juros mais baixos. Foram definidas em medida provisória 130/2003, regras gerais para que o benefício pudesse ser concedido.

Qual é a taxa de juros de um crédito consignado?

A taxa de juros de um crédito consignado é a mais barata de todas, cerca de 10 vezes menor que outros tipos de empréstimos, como cartão de crédito e cheque especial.

Isso porque a garantia do pagamento é realizada através do desconto em folha que realiza sua quitação, independentemente da vontade do credor.

Entende-se então, que os juros aplicados sobre as parcelas de um empréstimo tem relação com o risco de quem empresta o recurso.

Portanto, a modalidade do consignado então, se torna mais cara para aqueles que possuem seus nomes inclusos em serviços como SPC e Serasa.

Algumas pessoas contudo, ainda consideram o empréstimo consignado como adiantamento de salário. Mas isso não é verdade, levando em consideração que a quantia de dinheiro emprestada pela instituição financeira deve ser devolvida com os devidos valores de juros e outras taxas.

Qual é o limite máximo fornecido em um empréstimo consignado?

Para quem precisa de um empréstimo é sempre importante saber o valor que é possível de tomar emprestado.

Mas no caso de um empréstimo consignado, quem vai ditar o valor emprestado é sempre a margem consignável.

Essa regra foi desenvolvida então, para evitar que as pessoas comprometam a sua renda em um empréstimo que depois não sejam capazes de pagar.

Em outras palavras, existe assim, um valor máximo a ser emprestado e descontado nas parcelas de um consignado para que então, você não corra o risco de se endividar.

Mas somente 35 % da sua renda líquida pode ser destinada a gastos com crédito consignado. Assim, 30 % deste valor pode ser então liberado para empréstimo consignado, enquanto que 5 % pode ser utilizado com cartão de crédito consignado.

Entendendo o que é margem consignada

A margem consignada serve para que seu salário tenha um limite de desconto máximo mensal. Assim, de acordo com a Lei nº 10820/2003, o valor é o mesmo para aposentados e pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Militares e Trabalhadores Privados.

Mas a margem calculável não serve de base para que apenas a instituição bancária que concede o crédito faça o cálculo, mas também para que você consiga elaborar um plano financeiro de acordo com o que será descontado diretamente em folha.

O limite máximo a ser descontado em um empréstimo pela instituição que fornece o crédito consignado então, é de 30 % do salário. Mas é preciso lembrar que sobre este valor incidem outras taxas e encargos.

Assim, as parcelas mensais serão divididas de acordo com Custo Efetivo Total da Transação, ou seja, ali estarão inclusos todos os encargos e juros pertinentes ao empréstimo.

O valor da margem consignável é de 0,3 ou seja, 30 % do pagamento do cliente, e este é o valor máximo que poderá ser descontado em cada parcela.

Calculando a margem consignada

Para que você possa calcular a margem consignada então, entenda o seguinte exemplo:

Suponhamos que você receba um pagamento mensal de R$ 1.000,00 por mês, sendo o valor da margem consignável de 30%. Assim, o valor de suas parcelas mensais, incluindo todos os outros custos como taxas e impostos, deve ser de até R$ 300,00.

E é com base no valor que você recebe que o limite de crédito será aprovado. Quanto maior o salário, mais alto será então, o valor concedido a você como empréstimo.

Como simular e Consignar empréstimo consignado online

Existem várias instituições financeiras online que oferecem esta modalidade de serviço. Contudo, para que você consiga compreender qual exatamente será sua parcela, existem simuladores de crédito consignado online que realizam este serviço.

Os simuladores são capazes de dar valores com base nas taxas de juros, limites de crédito, bem como a quantidade de parcelas do empréstimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *