Quais são as taxas de empréstimo consignado

Entender as taxas de empréstimo consignado é o primeiro passo para contratar o serviço ideal para você.

O crédito consignado é bastante solicitado, uma vez que possui boas taxas de juros e parcelamento.

No entanto, é preciso estar atento a todas as opções, pois se deve levar em consideração que os valores de juros podem variar de acordo com a instituição.

Dessa maneira, se torna necessário que você entenda quais são as taxas de empréstimo consignado, e como escolher a ideal para você.

taxas de empréstimo consignado
Taxas de empréstimo consignado

Por que as taxas são menores em um empréstimo consignado?

As taxas de empréstimo consignado são menores pois levam em consideração a modalidade de empréstimo.

Isso porque, ao obter crédito consignado, as parcelas são descontadas diretamente do benefício ou folha de pagamento do cliente. Assim, essa é uma opção muito segura para os bancos de emprestar dinheiro.

Existe um limite máximo para cobrança de juros em empréstimo consignado?

Em um empréstimo consignado, as taxas de juros não podem ultrapassar os seguintes valores percentuais:

  • Beneficiários do INSS – O valor cobrado de juros não pode ultrapassar 2,8 % ;
  • Servidores Públicos – O valor cobrado de juros não pode ultrapassar 2,05%;
  • Trabalhadores Privados – O valor cobrado de juros não pode ultrapassar 2,50 %.

Assim, o Custo Efetivo Total de um empréstimo leva também em consideração, a cobrança de outras taxas.

O que é Custo Efetivo Total e como ele influencia em um empréstimo?

O Custo Efetivo Total – CET, inclui as taxas de um empréstimo consignado, assim como, outros encargos que pode incidir sobre ele.

Desse modo, quando um cliente contrata um empréstimo, terá que pagar de volta o dinheiro emprestado, mas além disso os juros e outras taxas referentes a ele.

Portanto, o Custo Efetivo Total deverá ser apresentado em um contrato, para que o cliente tenha noção do valor final a ser pago para a instituição, sendo assim, todas as taxas de um empréstimo consignado devem estar discriminadas ali.

Nesse sentido, o CET é compreendido em taxa de juros nominal e efetiva, bem como, taxa de análise de crédito, manutenção de cadastro, administrativa, além de outras cobranças.

Portanto, é o CET que vai determinar o custo total de seu empréstimo.

A importância de comparar as taxas de juros de um empréstimo

Ao fazer uma análise de taxas de juros de empréstimo consignado, você pode então, encontrar uma proposta que seja boa e com uma parcela que de fato, caiba no seu bolso.

Dessa maneira, você irá descobrir diferentes ofertas. Além disso, as taxas de juros de um empréstimo consignado, tendem a variar de acordo com o convênio do contrato.

Assim, ao fazer uma análise completa das ofertas você deverá:

Encontrar taxas de juros mais interessantes

Existem vários sites onde você poderá realizar sua pesquisa sem que, para isso, seja necessário que você saia do conforto da sua casa.

Além disso, é preciso que você leve em consideração de que são as taxas de juros de um empréstimo consignado que definirão assim, o quanto você irá pagar.

Mas um contrato com taxas mais baratas, não que quer dizer contudo, que você pagará mais barato pelo empréstimo. Assim, é importante que você descubra o melhor valor do CET.

Encontre um CET menor

Encontrar um Custo Efetivo Total menor de um empréstimo significa que você então pagará por parcelas menores. Nesse sentido, compreendendo que a modalidade consignada é paga de maneira automática, toda economia faz a diferença.

Assim, em outras palavras, quanto menor for CET, menor será o valor a ser pago nas parcelas de seu empréstimo.

Um empréstimo que vise a economia de dinheiro

Para que você tenha acesso a um crédito que vise economia de dinheiro, você deverá prezar por um detalhe muito importante das taxas de um empréstimo consignado: o pagamento das parcelas.

Quanto mais alto for o valor das parcelas e quantidade delas, mais dinheiro você estará perdendo.

Assim, as parcelas devem caber dentro do seu orçamento de modo a manter a sua saúde financeira.

Mantenha o nome limpo para pagar taxas menores

O empréstimo consignado também chama à atenção daqueles que estão com o nome sujo na praça e que assim, não conseguem ter acesso fácil a outras modalidades de crédito.

No entanto, isso não quer dizer que ele será vantajoso. O nome sujo indica que você um mau pagador, o resultado disso então, são taxas de empréstimo consignado mais altas.

Assim, o ideal é que você mantenha as suas contas em dia para que o dinheiro conseguido em um empréstimo melhore sua condição financeira, ao invés de fazer com que você acabe perdendo ainda mais dinheiro.

Além disso, é importante pesquisar por instituições que forneçam crédito consignado para negativado, pois muitas delas aplicam altas taxas de juros, o que no final das contas, não compensará para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *