Preciso comprovar renda para ter um empréstimo consignado?

Vai pegar um empréstimo consignado mas ainda não sabe quais documentos são necessários para o processo? Entenda o que é preciso para conseguir crédito consignado hoje mesmo.

O empréstimo na modalidade consignada é uma opção de crédito muito bem aceita, isso porque ele oferece menores taxas de juros e permite que você se programe melhor.

No entanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas na hora de realizar a solicitação do crédito, a principal delas é se é preciso ou não comprovar a renda. Entenda como funciona o empréstimo consignado e se existe a necessidade de comprovação de renda neste caso.

Empréstimo consignado
Empréstimo consignado

O que é empréstimo consignado e como ele funciona?

O crédito consignado consiste em uma modalidade de empréstimo onde o pagamento das parcelas é descontado diretamente em folha.

Mas somente é possível ter acesso a este tipo de empréstimo quando você é aposentado ou pensionista do INSS, servidor público, ou um trabalhador assalariado cuja empresa possui vínculo com alguma instituição financeira.

Como surgiu a modalidade de empréstimo consignado?

O empréstimo consignado surgiu em razão de uma grande parcela de trabalhadores, aposentados e servidores públicos que possuem dívidas.

Assim, o crédito consignado que possui juros mais baixos. Além disso, foram definidas na medida provisória 130/2003, regras gerais para que o benefício pudesse ser concedido.

É preciso comprovar a renda em um empréstimo consignado?

A comprovação de renda para obter crédito consignado é o requisito mais importante para que ele seja aprovado. Isso porque, é mediante esta comprovação que será possível realizar o desconto em folha.

Dessa maneira, quando você deseja solicitar crédito consignado, é importante apresentar dados que indiquem que você está incluso em uma das categorias que oferece o crédito.

Veja o que apresentar em cada caso:

Aposentados e Pensionistas do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS podem apresentar como comprovante de renda o Extrato do INSS, que pode ser retirado pela internet.

Portanto, para que você possa ter acesso ao documento, é necessário que você entre no site da Previdência Social e preencha o cadastro com o número do Benefício do INSS, nome, data de nascimento e CPF.

Servidores Públicos

Os Servidores Públicos para que possam comprovar a sua renda, devem apresentar à agência bancária cópia de seus holerites. Geralmente, são solicitados os holerites dos últimos 3 meses.

Trabalhadores Assalariados

Os trabalhadores Assalariados, antes de solicitarem um empréstimo consignado, deverão portanto, procurar o setor de Recursos Humanos de sua empresa de modo a verificar se ela possui vínculo com alguma instituição bancária.

Dessa forma, depois de entender a qual instituição bancária a empresa está vinculada, será preciso, que o trabalhador a procure solicitando o empréstimo consignado.

Assim, o banco solicitará holerites e também entrará em contato com a empresa para que possa ter informações que ajudem na avaliação de crédito do trabalhador.

Empréstimo consignado possui um limite máximo?

Para quem precisa de um empréstimo é sempre importante saber o valor que é possível de tomar emprestado.

Mas no caso de um empréstimo consignado, quem vai ditar o valor do crédito é sempre a margem consignável.

Essa regra foi desenvolvida para evitar que as pessoas comprometam a sua renda em um empréstimo que depois não sejam capazes de pagar.

Em outras palavras, existe assim, um valor máximo que pode ser descontado nas parcelas de um consignado para que assim, você não corra o risco de se endividar.

Nesse sentido, somente 35 % da sua renda líquida pode ser destinada a gastos com crédito consignado. Logo, 30 % deste valor pode ser então, liberado para empréstimo consignado, enquanto que 5 % pode ser utilizado com cartão de crédito consignado.

Ter conta corrente ajuda a comprovar renda para um empréstimo consignado?

Não é preciso ter conta corrente para que você consiga fazer um empréstimo consignado.

Os descontos em pagamento, vão depender do tipo de serviço que você contratou. No entanto, ao possuir conta corrente no banco em que você deseja pedir o crédito, comumente, seu cadastro já estará pré-aprovado e é possível assim, ver o quanto de crédito é possível contratar.

O que é preciso saber antes de solicitar um empréstimo consignado?

A primeira coisa a se saber  para que você possa realizar um empréstimo consignado seguro e confiável é se a instituição possui credibilidade. Assim, você terá a certeza de que estará fornecendo os seus dados a uma instituição séria.

O primeiro passo então, é entender se estas empresas possuem autorização de funcionamento do Banco Central. Caso sejam da modalidade online, se além disso, elas também possuem certificados e termos digitais.

Mas não é só isso, é importante também que você pesquise a história da instituição, quantos anos ela tem e qual a sua quantidade de clientes, pois, quanto maior for, significa que mais credibilidade ela possui.

Contudo, não se deixe enganar pelas aparências, para que você tenha certeza da contratação de um serviço, é importante estar de olho nas taxas e condições de pagamento.

E nunca, em hipótese alguma, faça o depósito de uma taxa antes de ter o seu crédito consignado, pois isso se trata de um golpe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *