Empréstimo Consignado para PJ

A modalidade de consignado tem sido muito procurada no Brasil e, devido ao fato de possuir taxas mais baixas de juros é também uma boa solução para Pessoa Jurídica.

Apesar de ser um recurso muito utilizado por pessoa física, o crédito consignado também é uma possibilidade para as empresas.

Dessa forma, é bastante comum vermos empreendedores que buscam por dinheiro para que possam preparar sua base de orçamento.

Mas existem diferenças na concessão de consignado para pessoa física e pessoa jurídica. Veja quais são.

Empréstimo consignado PJ
Empréstimo consignado PJ

Empréstimo consignado para PJ, como funciona?

Para que o empreendedor possa tomar o crédito consignado, geralmente solicita-se que a empresa possua conta na instituição financeira que cederá o dinheiro.

Além disso, será necessário também que ele apresente um plano de negócio definindo como o dinheiro será utilizado no empreendimento.

Mas não se preocupe, a maioria das instituições disponibiliza esse modelo em seus sites bastando apenas seguir o roteiro para desenvolver o da própria empresa.

Quais os documentos necessários para conseguir crédito consignado para PJ?

Para que o empreender consiga empréstimo consignado, é importante que ele apresente uma documentação específica para que assim, o empréstimo possa ser liberado.

Isso acontece porque as instituições precisam realizar uma análise de modo a compreender se a empresa terá condições de realizar o pagamento do empréstimo.

Veja quais são os documentos:

Plano de negócios

O plano de negócios consiste em um documento que consegue mostrar a viabilidade financeira do projeto para o qual você deseja destinar o dinheiro.

Assim, através deste documento será possível que o banco verifique se apesar do pagamento do consignado, será possível que sua empresa mantenha o equilíbrio financeiro.

Contrato Social

O Contrato Social é um documento que serve para que o banco possa então ter uma visão mais ampla de como é o seu negócio e como ele pode se desenvolver.

Dessa forma, o documento mostrará o tipo de produto ou serviço que você comercializa, natureza do negócio, duração da empresa, capital inicial e duração de registro.

Balanço Patrimonial

O Balanço patrimonial mostrará de forma profunda qual é, de fato, a real situação da sua empresa. Assim, através deste documento, é possível identificar os ativos e passivos da empresa, revelando então, quais são as receitas e qual é o endividamento da empresa.

Balancete analítico

O Balancete analítico mostra todo o fluxo de caixa e, dessa forma o banco terá assegurado que a gestão financeira de sua empresa está em ordem.

Demais documentos

É possível que a instituição financeira solicite outros documentos enquanto realiza a análise de crédito de sua empresa. Portanto, toda a documentação é solicitada a fim de verificar qual é o valor do crédito consignado a ser concedido pela sua empresa.

O que o banco levará em conta para aprovar um empréstimo consignado?

O banco levará em conta se será possível que a sua empresa possa pagar devidamente o consignado que você está solicitando para ela.

Contudo, para que você possa conseguir o dinheiro que precisa para a sua empresa, você pode realizar uma análise de desempenho do seu negócio.

Além disso, procurar por bancos que você tem um relacionamento positivo é um bom passo, pois a instituição levará em consideração toda a trajetória de sua empresa.

Faça um planejamento antes de solicitar o empréstimo

Antes de você solicitar um empréstimo consignado, é importante que você se planeje para que tudo saia como você deseja. Portanto, você deverá saber exatamente quanto você deseja investir, assim como, separar as finanças da sua empresa de sua vida pessoal.

É possível realizar um empréstimo para pessoa jurídica com várias finalidades, no entanto é preciso definir qual delas é a que se refere à sua empresa.

Você poderá então solicitar um empréstimo consignado para:

  • Capital de giro;
  • Pagamento de dívidas;
  • Aquisição de equipamentos;
  • Melhorias na infraestrutura local;
  • Compra de outros imóveis para expandir o negócio.

Faça pesquisas sobre as linhas de crédito

Apesar do crédito consignado ser destinado à pessoa física ou jurídica, existem outras linhas de crédito que podem ser mais favoráveis para sua empresa.

Portanto, é preciso analisar se elas oferecem melhores condições do que as do consignado, de forma a beneficiar sua empresa.

Entre as principais instituições financeiras que fornecem crédito consignado, assim como outras linhas de crédito para o negócio estão BNDES, Caixa e Banco do Brasil, vale a pena pesquisar para que você possa identificar qual é a melhor para sua empresa.

Realizar uma avaliação do custo efetivo total

Além do valor emprestado, é necessário que você fique atento ás taxas de juros, assim como outros encargos que podem incidir na parcela do empréstimo.

Dessa maneira, antes que você assine o contrato, é importante verificar qual o custo efetivo total do consignado, comparando assim, com outras opções de modo a definir qual será a melhor opção para que a sua empresa se desenvolva corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *