Empréstimo consignado para militar

O empréstimo consignado para militar é uma possibilidade para servidores do Exército, Marinha e Aeronáutica. Entenda como ele funciona.

Bastante popular entre beneficiários do INSS e servidores públicos, a modalidade de crédito também pode ser contratada por militares.

Sendo assim, as regras de um empréstimo consignado para militar são muito parecidas com as de outros convênios.

Entenda como funciona o empréstimo consignado para militar e dessa forma, confirme se ele de fato é uma boa opção.

empréstimo consignado para militar
Empréstimo consignado para militar

Como funciona o empréstimo consignado para militar?

A modalidade de empréstimo consignado para militar é semelhante a de outros convênios. Portanto, ao realizar a contratação do crédito, as parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente no seu pagamento.

Assim, do mesmo modo em que é realizado o desconto, as taxas de juros são menores, contudo, elas podem variar dentro de cada instituição financeira de categoria para categoria.

Tenho acesso a tabela de juros do Banco Central.

Qual é o valor máximo de desconto de um empréstimo consignado para militar?

O valor máximo a ser descontado em um empréstimo consignado para militar é de 35 % de acordo com a margem consignável. Contudo, existem as divisões:

  • 30 % do valor do seu salário, poderá ser destinado ao desconto de parcelas do empréstimo consignado.
  • 5 % do valor do seu salário, poderá ser destinado ao desconto do valor mínimo da fatura do cartão.

Esse valor foi estipulado, todavia, para evitar que os militares, bem com funcionários públicos e beneficiários do INSS entrassem no endividamento.

Empréstimo pessoal ou empréstimo consignado, qual o melhor para militar?

Podem existir dúvidas em relação ao empréstimo consignado para militar. Isso porque, existem outras modalidades de crédito a serem concedidas para este servidor, como por exemplo, o empréstimo pessoal.

Contudo, é preciso fazer uma análise rigorosa de ambos, entendendo qual pode ser o melhor em cada situação.

O empréstimo consignado para militar possui vantagens no que diz respeito aos custos. Dessa maneira, as taxas de juros são menores, não passando então, dos 3%.

No entanto, pode ser tratar de um modalidade de crédito onde a fonte pagadora deve autorizar o desconto, ele pode demorar alguns dias para que possa ser aprovado.

Assim, a modalidade de empréstimo pessoal se torna mais interessante para aqueles que desejam um dinheiro rápido, fácil e desburocratizado. Mas as taxas de juros podem variar muito em um empréstimo pessoal, podendo chegar aos 20 % dependendo da instituição.

Nesse caso, vale a pena entender qual é a sua real necessidade para que possa fazer uma escolha adequada.

Qual a principal armadilha do empréstimo consignado para militar?

A principal armadilha do empréstimo consignado para militar está no modo em que ele é cobrado, por exemplo, se você tem dívidas que vão além deste empréstimo, contratá-lo pode fazer com que você fique ainda mais no vermelho.

Isso porque, a partir do momento em que você realiza a contratação do empréstimo consignado para militar, você está autorizando um desconto direto no seu pagamento integral.

Assim, a sua renda mensal tende a cair, chegando a ficar em torno de 30% menor, por isso, é importante estar atento.

Outro fato é que o crédito consignado para militar não é uma opção para longo prazo, justamente porque ele encurta a sua renda.

Muitas vezes, existem modalidades de crédito muito mais interessantes do que este tipo de empréstimo e que podem atrair sua atenção, uma pesquisa é a melhor maneira de entender quais são elas.

Como evitar o empréstimo consignado?

Para que você possa evitar empréstimo consignado para militar, você poderá optar então, por outras medidas como por exemplo:

Ter um fundo emergencial

Através da poupança, ou até mesmo em investindo no Tesouro Selic, com uma quantidade moderada de dinheiro por mês, é possível então, ter uma reserva emergencial.

Assim, você evita pegar não apenas o empréstimo consignado, mas também, qualquer outra modalidade de empréstimo.

Cartão de crédito

Há quem acredite que o cartão de crédito serve apenas para o endividamento, no entanto, ele pode ser uma boa estratégia emergencial.

Atualmente existem no mercado várias opções de cartão de crédito sem anuidade, e você pode optar por uma delas, deixando-o em aberto então, apenas para gastos emergências.

Cooperativas de crédito para militares

As cooperativas de crédito para militares são instituições financeiras que possuem menores taxas de juros do que um empréstimo consignado. Portanto, elas também se tornam uma boa opção para os militares.

Planejamento

Todas estratégias acima não serão suficientes se você não começar a planejar suas finanças de forma adequada.

Portanto, para que você possa evitar pegar um empréstimo consignado para militar será necessário então, que desenvolva um bom plano estratégico, visando dividir seus gastos, considerando sempre a reserva de um dinheiro emergencial.

Crédito consignado para militar, é melhor evitar

O Crédito consignado para militar só será uma boa opção quando todas estas opções acima citadas não forem suficientes para que você tenha dinheiro guardado.

Todavia, ele se torna a melhor opção, em casos em que sua taxa de juros é menor do que as outras modalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *