Empréstimo consignado para funcionário público

É funcionário público e precisa de dinheiro? Então entenda como funciona o empréstimo consignado para funcionário público.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito concedida apenas para uma parcela de pessoas. Nesta parcela então, incluem-se os servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores assalariados.

Contratar um serviço consignado possui algumas vantagens, como por exemplo, ter crédito com taxas de juros menores do que as de outros serviços oferecidos no mercado. Assim, esta se torna uma ótima alternativa para servidores públicos que desejam sair do vermelho.

Entenda como funciona o empréstimo consignado para funcionário público e como contratá-la.

Empréstimo consignado para funcionário público
Empréstimo consignado para funcionário público

O que é empréstimo consignado para funcionário público?

O empréstimo consignado para funcionário público é uma modalidade de financiamento que fornece dinheiro para servidores que possuem vínculo empregatício com instituições públicas.

O desconto das parcelas é realizado diretamente do salário pago. Todavia, este empréstimo pode ser uma boa alternativa, uma vez que ele possui juros menores do que outras modalidades de crédito.

A taxa definida segundo a portaria 1959/2017 é de no máximo 2,08% para esta categoria, evitando assim, que esta classe entre no endividamento.

A modalidade desta forma de concessão de crédito pelas instituições, garante o seu pagamento integral das parcelas, portanto, os juros devem ser menores.

Sendo assim, é importante avaliar todos os aspectos do empréstimo consignado para entender se de fato ele é uma boa opção.

O empréstimo consignado pode ser concedido a servidores públicos inativos?

A modalidade de crédito consignado não é válida somente para servidores públicos ativos, mas também para os inativos, ou seja, funcionários públicos que são aposentados.

Desse modo, o empréstimo consignado possui as mesmas condições de taxas de juros  e parcelamentos para esta categoria.

Empréstimo consignado é seguro?

O empréstimo consignado é uma maneira segura de pedir crédito, levando em consideração que ele é oferecido por instituições sérias, que devem ter aprovação do Banco Central para que possam funcionar.

Além disso, os bancos deverão ter autorização para realizar o empréstimo que será concedida pela instituição pública que realiza o pagamento. O empréstimo então, só será concedido caso haja autorização da fonte pagadora do salário.

Além disso, para que as parcelas comecem a ser descontadas em folha de pagamento, é necessário que haja a averbação do contrato de empréstimo consignado.

Desta forma, o banco ficará autorizado a descontar automaticamente o valor da parcela mensal contratada na folha de pagamento.

Tal autorização no entanto, só é válida durante o tempo em que durar o contrato. Em outras palavras, até que todas as parcelas do empréstimo consignado sejam pagas. Depois que isso acontece, então é realizada a desaverbação.

Qual é a margem consignável para servidores públicos?

A margem consignável consiste em um limite estabelecido para o valor de descontos de parcelas do pagamento de Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas do INSS, evitando o seu endividamento.

Isto posto, o valor da margem consignável é determinado de acordo com o valor do salário do servidor público, onde as parcelas mensais do empréstimo não podem ser superiores a 30% do salário do servidor.

Empréstimo consignado para servidor público precisa de aprovação da instituição onde ele trabalha?

Ao solicitar um empréstimo consignado para servidor público, ele passará por vários estágios para que possa ser aprovado.

Primeiramente, o banco enviará os dados à instituição onde o servidor é vinculado que realizará o cálculo da base consignável do solicitante. Também haverá outros processos que visam evitar fraudes do empréstimo consignado.

Assim, é preciso então que haja a averbação do contrato, mas é possível acompanhar este processo junto ao banco. Enquanto o processo não for averbado, não será possível conceder o dinheiro solicitado.

A confirmação de que o empréstimo foi liberado pela instituição é realizada quando ela então, devolve ao banco o arquivo de transmissão aprovado.

Mas se o arquivo for negativo, o solicitante então, receberá os motivos pelos quais o processo não foi aprovado.

Onde o depósito do empréstimo consignado será realizado?

O depósito será realizado na conta em que o aposentado ou pensionista recebe seu benefício.

No entanto, para os casos em que o beneficiário recebe através do cartão magnético, será necessário para que possa receber o dinheiro, que o beneficiário indique então, uma conta para depósito.

O que considerar antes realizar um empréstimo consignado para servidor público?

Antes de realizar a contratação do empréstimo é importante contudo, lembrar de que o valor das parcelas serão descontados diretamente no seu pagamento. Logo, será necessário que você realize um bom planejamento de suas contas.

Dessa forma, será possível avaliar se você pode conviver com este desconto sem que isso atrapalhe seu orçamento mensal.

Caso a sua decisão seja então favorável ao empréstimo consignado, é preciso portanto, que você leia o contrato atentamente se informando de todos os valores pertinentes ao crédito fornecido.

O ideal é que você também solicite o Documento Efetivo Total ( CET) onde você terá desta forma, acesso a valores importantes do empréstimo consignado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *