Vale a pena fazer cartão de crédito consignado?

Deseja ter um cartão consignado mas ainda não decidiu se vale a pena? Então descubra agora se esta é a melhor opção.

Um cartão de crédito é uma necessidade nos dias atuais. Além de ser aceito na maioria dos estabelecimentos, ele ainda permite que você tenha um prazo de pagamento maior. Nesse cenário, uma modalidade vem chamando a atenção, o cartão de crédito consignado.

Menos burocrático e com juros menores, ele se tornou uma opção bastante confiável. Mas será que esse tipo de cartão realmente é benéfico?

Entenda se vale a pena ter um cartão de crédito consignado.

fazer cartão de crédito consignado
fazer cartão de crédito consignado

O que é um cartão de crédito consignado?

Você provavelmente já sabe como funciona um cartão de crédito comum, mas pode ser que a modalidade de cartão consignado seja nova para você.

Este cartão então funciona da mesma maneira que os outros cartões. Assim é possível que você realize compras a prazo, possuindo um limite de crédito e, em determinado dia do mês você recebe a fatura do cartão.

A diferença está no fato de que você não escolhe o dia de vencimento desta fatura, tampouco tem a opção de seu pagamento mínimo. Isso porque, bem como em um empréstimo consignado, o valor é descontado diretamente do seu pagamento.

Cartão de crédito consignado pode comprometer a minha renda?

Antes de contratar um serviço de cartão de crédito consignado é preciso entender contudo, que ele pode comprometer a sua renda integral. Ou seja, o seu salário será afetado pelo desconto da fatura.

Portanto, antes de qualquer coisa, é de suma importância que você tenha noção de seus gastos e possa se programar, porque caso contrário, o cartão de crédito consignado pode fazer com que você fique endividado.

O cartão consignado possui taxa menores que as de outros cartões?

Uma das principais vantagens de um cartão consignado então, está no fato de que ele possui taxas menores que a de outros cartões.

Neste sentido é possível compreender que enquanto outros serviços de cartão de crédito ou cheque especial cobram a taxa de juros que fica em torno de 20% ao ano, a taxa de juros do consignado fica em torno de 3,5 % ao mês.

O cartão consignado pode ser contratado por quem está com o nome negativado?

Outra vantagem que o cartão de crédito consignado possui no entanto, é a de poder ser oferecido até mesmo para aqueles que estão com o nome sujo.

Assim, como a quitação da fatura será realizada em folha, existe maior garantia para os bancos do pagamento. Até mesmo por aqueles que estão com o nome sujo na praça.

Qual o limite de um cartão consignado?

O valor do limite do crédito consignado gira em torno de 35 % do salário de uma pessoa, mas é preciso entender como isso funciona.

Foi definido por lei então, que empréstimos consignados poderão descontar em parcelas mensais um valor de até 30 % do que uma pessoa ganha.

Já o valor descontado do pagamento da fatura de cartão de crédito consignado, fica então em 5%.

Existe análise de crédito ao solicitar um cartão consignado?

A análise de crédito é realizada por todas as instituições financeiras, mas ao contrário do que muitos acreditam, ela não serve apenas para verificar se o nome de uma pessoa está sujo ou limpo.

A análise de crédito então, consiste em uma forma de entender qual é a renda do cliente, quais sãos seus gastos, e o valor que ele consegue pagar mensalmente por serviços.

Além disso, é através dela que são definidas as taxas de juros de muitos serviços.

Ter uma conta corrente em banco ajuda na contratação deste serviço?

Não é necessário que você tenha uma conta em banco para contratar serviços de crédito consignado. Contudo, ao possuir uma conta corrente em uma instituição é provável que você já possua um crédito pré-aprovado.

Isso quer dizer que na hora de contratar um serviço consignado, seja de cartão de crédito ou empréstimo, provavelmente você já terá um valor liberado pela instituição para a contratação destes serviços.

O que considerar antes de contratar um serviço de cartão de crédito consignado?

O cartão consignado é uma boa opção para pessoas que buscam por serviços que cobram menos taxas de juros ao mês.

Mas é preciso estar atento à esta modalidade, levando em consideração que ela possui limites menores que um cartão de crédito convencional, além de que o valor da fatura é descontado diretamente em folha.

Assim, é necessário entender o seu orçamento de forma a definir quanto você pode ou não gastar com um cartão de crédito consignado.

Quais as vantagens em possuir um cartão de crédito?

Um cartão de crédito permite então que você tenha acesso a diversos serviços e produtos e oferece um prazo de pagamento bom.

Ele também é uma boa opção para emergências onde você não possua dinheiro vivo.

Um comentário em “Vale a pena fazer cartão de crédito consignado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *